quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CONHECENDO O PANAMÁ - HISTORIA

O Panamá foi descoberto em 1501 pelo espanhol Rodrigo de Bastida se fora explorado  por Vasco Núñez de Balboa. Em 1751, o Panamá tornou-se uma dependência de Santa Fé de Bogotá, na Colômbia. Em 1821, a Colômbia tornou-se independente da Espanha e então em 1903, com o apoio dos EUA, o Panamá declarou a independência. Durante muito tempo, o pais fora controlado por militares, pelo general Omar Torrijos e mais tarde por seu sucessor Manuel Noriega.
Em 1984 foi realizada a primeira eleição presidencial no pais e o primeiro presidente eleito foi Guillermo David Endara Galimany. Em 1989 soldados americanos invadiram o pais com o objetivo de salvar a vida de civis americanos residentes no Panamá, capturar o general Manuel  Noriega, o chefe do governo e reestabelecer a democracia.



Nos anos 40 foi impressa pela única vez a moeda oficial do Panamá  a Balboa, cujo nome  deu-se em homenagem ao explorador Vasco Nunes Balboa, atualmente a moeda circulante no país é o dólar, não há mais notas de Balboa circulantes pelo país, apensas suas moedas que tem o mesmo valor comercial do dolar.

O Panamá localiza-se na américa central no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no Istimo que se estende até a America do Sul. É dividido ao meio peloCanal do Panamá, que liga o Oceano Atlantico e o Oceano Pacífico. É um país pequeno com 77.082Km² e uma população de 2.778.526 habitantes e cuja capaital é a Cidade do Panamá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário